inicio »    Cidades »    Bacabeira »    Eleição para Presidência da Câmara já movimenta vereadores

09/10/2012 12h31 - Atualizado em 09/10/2012 12h32
redacao@folhamaranhao.com

Eleição para Presidência da Câmara já movimenta vereadores

Trata-se de um jogo que requer habilidade dos envolvidos.


Imprimir

Conhecidos os eleitos e reeleitos na eleição deste ano para a Câmara Municipal de Bacabeira, nos bastidores começam as articulações visando uma disputa ainda mais complexa que a desencadeada no último dia 7 de outubro: a escolha da futura Mesa-Diretora da Casa. Trata-se de um jogo que requer habilidade dos envolvidos.

À primeira vista, o lógico seria o sistema governista eleger o próximo presidente do Legislativo municipal, pois conquistou sete das nove vagas existentes. Mas em se tratando de eleição para a Câmara, nem sempre quem detém a maior bancada emplaca o presidente.

Embora a escolha do substituto do vereador Romualdo (PTB), só aconteça em 1º de janeiro de 2013, a essas alturas os nove vereadores eleitos e reeleitos domingo passado sonham com a possibilidade de assumir o comando da Casa pelos próximos dois anos. Alguns já se declaram candidatos, enquanto os menos precipitados aguardam o desenrolar dos fatos.

A oposição conta com dois vereadores, não tem metade da representação que o sistema governista terá em plenário na legislatura 2013-2016. Mas vale lembrar que em 2011 o quadro era basicamente o mesmo, e a ala oposicionista, por pouco não elegeu o presidente da Câmara. A diferença era que ao invés de dois, eles contavam com três vereadores, porém, negociaram com dois vereadores governistas pautar a disputa.

Todo o processo que culminará com a escolha do futuro presidente do Legislativo bacabeirense, deverá passar pelo prefeito eleito Alan Linhares (PTB). Por enquanto o futuro chefe do Executivo não fez nenhum pronunciamento público sobre o assunto. O nome da preferência de Alan terá boa chance de obter o comando do Legislativo, mas o problema é que o atual prefeito Jose Venâncio Filho, o Venancinho (DEM), já avisou ao sucessor que não abre mão da presidência.

EM BUSCA DE APOIO
Quem quiser o cargo, entretanto, terá que buscar o apoio da maior parte dos parlamentares, pois o presidente será eleito pela maioria dos vereadores que ganharam estas eleições. A negociação inclui ainda o restante da Mesa Diretora, que é composta pelo 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

RENOVAÇÃO
Nestas eleições, a Câmara de Bacabeira teve uma renovação de 70%. Dos 09 vereadores da atual legislatura, apenas a três conseguiram se reeleger.
Já outras seis cadeiras do Legislativo local serão ocupadas por pessoas que nunca exerceram um cargo eletivo. Além disso, também volta para a Câmara em 2013 o vereador Antônio Carvalho (PTB), que já havia sido parlamentar no biênio de 2001 a 2004.

 

» Leia mais notícias sobre:

Bacabeira, Câmara, Eleição

» Curta nossa página no facebook!

» Siga o @folhamaranhao no twitter!


O portal FolhaMarnhao.com não se responsabiliza por opiniões, comentários, análises e pontos de vista expressos pelos seus blogueiros.

comentários »



álbuns »

vídeos »