inicio »    Cidades »    Bacabeira »    Três candidatos disputam comando da Câmara

02/11/2012 19h53 - Atualizado em 03/11/2012 19h50
redacao@folhamaranhao.com

Três candidatos disputam comando da Câmara

Dino, Romualdo e Deco já se colocam como candidatos


Imprimir

Dino, Romualdo e Deco já se colocam como candidatos. [Foto: Reprodução/TSE]

Com a definição das eleições municipais, a Câmara de Bacabeira já começa a discutir quem será o próximo presidente da Casa. Três vereadores já se colocam como candidatos: Dino Petronilo (PPS), Deco (DEM) e Romualdo (PTB). Outros não se assumem como candidatos, mas são cotados, incluindo os dois oposicionistas, Dineide e Martinho (ambos do PR).

Além do valor político do cargo, ser o primeiro presidente da próxima legislatura tem um valor importante para o biênio 2013-2014, mas a eleição pela presidência do Legislativo Bacabeirense, já começa com uma divisão na base do governo.

Candidato pelo PPS, Dino foi o primeiro a se candidatar “oficialmente”. Logo após o resultado das eleições, ele supostamente teria declarado que seria natural que o ‘futuro’ presidente viesse da coligação que elegeu três candidatos. Além dele, Tchabal (PSDB) e Luis Vilaça (PP) foram os eleitos.

A declaração não caiu bem entre os outros vereadores da base governista. “O presidente da Câmara vem de uma conversa com o prefeito eleito e o atual”, teria criticado Romualdo (PTB), que vai tentar a reeleição para o cargo.

Deco (DEM), que faz parte da safra dos ‘novatos’, também se declara candidato. “Muitos podem se colocar como candidatos, mas nenhum como eleito”, teria declarado, durante uma reunião na casa do atual prefeito.

Ainda incipiente, o debate já ganha força nos bastidores. E corre risco de acirrar os ânimos entre os próprios ‘alanistas’ e ‘venacistas’, como, aliás, ocorreu na eleição de Romualdo. Por isso, já existe um grupo trabalhando pelo consenso em torno de Romualdo, pelo fato de ser ele o atual presidente e o único entre os três candidatos com mais experiência legislativa.

Coincidentemente, os três podem não assumir seus cargos ou serem afastados caso sejam empossados, já que são alvos de representação na justiça por abuso de poder econômico e problema referente a comprovação de filiação partidária.

AS CHANCES DOS TRÊS
Saiba os pontos fracos e fortes dos nomes mais cotados para assumir a Câmara:


ROMUALDO
É membro do PTB, partido do prefeito eleito, e está na Casa desde 2000. Foi o indicado do atual prefeito para ser o presidente da Câmara em 2011, mas encontra resistências dos vereadores novatos.

DECO
É membro do partido do atual prefeito que compõe a segunda maior bancada da Casa na próxima legislatura, mas encontra resistência do prefeito eleito pela pouca experiência na Câmara.

DINO
Tem um perfil distante de político tradicional, foi o sétimo vereador mais votado, porém, a pouca experiência com o Legislativo não agrada nem o atual prefeito e tão pouco o prefeito eleito.

» Curta nossa página no facebook!

» Siga o @folhamaranhao no twitter!


O portal FolhaMarnhao.com não se responsabiliza por opiniões, comentários, análises e pontos de vista expressos pelos seus blogueiros.

comentários »


+ relacionadas »


álbuns »

vídeos »