inicio »    Notícias »    Maranhão »    Professores de Tutóia protestam por salários

16/01/2012 05h00
redacao@folhamaranhao.com

Professores de Tutóia protestam por salários

Polícia Militar e Guarda Municipal foram notificadas e garantiram a orientação do trânsito


Imprimir

Na manhã de sexta feira (13), professores e servidores públicos municipais realizaram passeata em reivindicação por seus direitos. Os professores lutam por adequação do Piso Salarial Nacional para a categoria, atualização do Plano de Cargos e Salários, aplicação dos 60% do Fundeb - Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica, entre outras reivindicações.

O movimento partiu da sede do Sindicato dos Servidores, tomou as principais ruas e avenidas da cidade. A primeira parada aconteceu em frente ao Fórum e as demais, no Ministério Público Estadual, na Prefeitura e na Secretaria de Educação. A cada parada, os manifestantes entoavam o Hino Nacional e proferiam discursos em favor dos direitos da classe e da Educação de Tutóia, como merenda escolar, bônus salarial com as sobras do Fundeb, de 2009, 2010 e 2011.

Muitos outros segmentos sociais de Tutóia aderiram ao movimento, como CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tutóia, Sintraf - Sindicato da Agricultura Familiar, além de civis.

A Polícia Militar e Guarda Municipal foram notificadas e garantiram a orientação do trânsito, inclusive, realizando desvios.

Para os líderes do movimento o resultado é positivo, uma vez que estes afirmam estar sendo lesados nos seus direitos salariais. O motivo principal da manifestação se sustenta na luta pelos direitos preconizados nas Leis do Piso.

Tentamos ouvir da Secretaria uma opinião, mas ninguém quis falar. Conversamos ainda com o advogado da Educação de Tutóia, mas este não quis dar entrevista, falou informalmente que o município (no caso a Secretaria de Educação) não havia sido notificado, oficialmente, da manifestação.

(Com informações do Blog do Elivaldo Ramos)

 

» Leia mais notícias sobre:

professores, protestos, Tutóia

» Curta nossa página no facebook!

» Siga o @folhamaranhao no twitter!


comentários »



álbuns »

vídeos »